CICLO DE LANÇAMENTO

O CICLO DE LANÇAMENTO DO LIVRO MENTIRA DE ARTISTA ACONTECEU EM QUATRO REGIÕES LIMÍTROFES DA CIDADE DE SÃO PAULO EM 2016

Com a participação de artistas-pesquisadores convidados, o livro Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo foi lançado no mês de outubro em quatro diferentes regiões fora do centro expandido da capital paulista: São Mateus (zona leste), Grajaú (zona sul), Pq. Edu Chaves (zona norte) e Itaquera (zona leste). O intuito do ciclo itinerante, realizado com recursos do Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo do Estado de São Paulo, foi envolver novos públicos nas discussões em arte contemporânea e em arte-tecnologia, fora dos circuitos usuais destas linguagens.

SÃO MATEUS

Dia 01 de outubro de 2016.
Palestras e bate-papo com MIGUEL GALLY e com o autor Fábio Oliveira Nunes.
A primeira etapa do ciclo aconteceu em parceria com São Mateus em Movimento, polo periférico de cultural digital (São Mateus Media Lab) e núcleo de redes de coletivos e agentes culturais da zona leste da cidade.

foto_saomateus

GRAJAÚ

Dia 15 de outubro de 2016.
Palestras e bate-papo com PETER DE BRITO e com o autor Fábio Oliveira Nunes.
Nesta etapa, o ciclo aconteceu em parceria com o Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), iniciativa atuante na região do Grajaú que realiza periodicamente encontros para refletir sobre arte, filosofia, poesia, entre outros temas. O evento foi acolhido no auditório do Centro Cultural Grajaú.

foto_grajau

PARQUE EDU CHAVES

Dia 22 de outubro de 2016.
Palestras e bate-papo com ADRIANO VILELA e com o autor Fábio Oliveira Nunes.

Aqui o ciclo aconteceu em parceria com o coletivo Casa no Meio do Mundo, iniciativa que visa a democratização da cultura buscando o fortalecimento da produção e consumo cultural nas periferias e bolsões de exclusão. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal José Mauro de Vasconcelos.

foto_educhaves

ITAQUERA

Dia 29 de outubro de 2016.
Palestras e bate-papo com NARDO GERMANO E AGNUS VALENTE e com o autor Fábio Oliveira Nunes.

Na última etapa, o ciclo aconteceu em parceria com a Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição estadual que oferece espetáculos, eventos,  e cursos livres na região de Itaquera, zona leste.

foto_itaquera

 

 

PALESTRANTES CONVIDADOS

MIGUEL GALLY
É doutor em  filosofia, filósofo e professor da Universidade de Brasília (UnB), tendo como áreas de interesse, entre outras, a filosofia da arte, teoria das artes visuais e a crítica esportiva.  Miguel Gally assina o prefácio do livro Mentira de Artista.

PETER DE BRITO
É artista, trabalhando com pintura, fotografia e desenho, ganhador de vários prêmios em exposições de arte contemporânea, tendo trabalhos exibidos em importantes espaços do Brasil. É idealizador do movimento A presença negra e autor da persona Darcy Dias.

ADRIANO VILELA
Adriano Vilela é artista plástico. Atualmente é mestrando em filosofia na UFABC com pesquisa na convergência e interdisciplinaridade entre arte, filosofia e ciências. Suas temáticas envolvem protótipos, máquinas e imagens articuladas em discursos visuais. Também atuou como arte-educador entre 2011 e 2014.

NARDO GERMANO
É doutor em artes visuais, artista pesquisador multimídia, pensando nas relações entre arte, sociedade e política, lidando com fotografia e novas mídias, autorretratos coletivos, poesia digital e autoria coletiva. Em parceria com seu irmão gêmeo, aGNuS VaLeNTe, criou o trigêmeo ficcional BÁRBARO, THE THIRD.

aGNuS VaLeNTe
É doutor em artes visuais, artista híbrido e professor no Instituto de Artes da UNESP. Discute a questão do hibridismo nas artes visuais, tendo apresentado sua produção em exposições, festivais, congressos e outros eventos nacionais e internacionais. Em parceria com seu irmão gêmeo, Nardo Germano, criou o trigêmeo ficcional BÁRBARO, THE THIRD.

 

Buscando pela resposta do jogo do folder? Clique aqui.